29 agosto, 2011

Folclore

Folclore é muito rico para trabalhar com as crianças. Esse ano fizemos brincadeiras, falamos sobre as comidas, os ditados populares e claro as lendas.
Para trabalhar as lendas sempre utilizo livros e material que as próprias crianças trazem, e finalizamos fazendo dobradura do personagem, como já mostrei aqui outras vezes. Mas esse ano, passei para as crianças uma série de desenhos que descobri por acaso assistindo a TV Cultura.
Juro que vi é uma série de desenho animado brasileira que explora os personagem do folclore brasileiro, tais como o Saci, a Iara e o Curupira. Os episódios são feitos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e recontam as lendas de maneira atual abordando temas como como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito. 


As imagens são lindas, são curtas de mais ou menos 10 minutos, maravilhosos e as crianças adoram. Ótima forma de ilustrar as lendas folclóricas para a criançada.


Fica a dica.





24 agosto, 2011

Com barbante

Inspirada na idéia da Mari do Brincando de Casinha, resgatei alguns vidros esquecidos daqui de casa e as crianças trouxeram algumas latas de leite. 
Aí foi só passar o barbante. As crianças adoram fazer isso, mas fazem uma meleca de cola :)




Ah! Enfeitamos com laços, botões e fuxicos (que eles fizeram). Tudo utilizando restos/sobras de materiais.



18 agosto, 2011

E o Natal vem ai! O que?

Isso mesmo, já estamos na preparação do Natal, logo começo postar nossas peripécias.
Esse ano vamos montar/apresentar uma cantata linda, ideal para a criançada e que vai possibilitar criar muitas coisas legais.





Painéis

Agosto foi um mês que fizemos um painel lindo, digo fizemos porque o Sandro desenha para que eu possa realizar.

Dias dos Pais foi um simples mas bonito, feito todo em papel camurça:

E o meu xodó Shaun, o carneiro. Esse é o painel dos aniversariantes feito todo em cartolina, papel sulfite e papel pedra. Ah! Claro, o Shaun tem algodão:






Dia dos Pais

Para os papais, mais uma vez um porta retrato em E.V.A.




Que trem bão sô!

O rio que vem de longe

Semana passada levamos as crianças no Centro Cultural para ver essa peça maravilhosa do grupo de teatro Ventoforte com direção e atuação (e interação) de Ilo Krugli.

Segundo o site do Centro Cultural de SP o espetáculo...

..."proporciona uma aproximação do público infantil com a linguagem teatral. Em Histórias teatrais para crianças (e para quem já foi criança)serão realizadas atividades que possibilitem aos jovens espectadores entender como se dá a construção de um espetáculo teatral por meio de jogos, atividades de criação em artes visuais, através do canto e da dança. 
(90min, livre)
Até 01/09 - quintas, às 10h30
Sala Adoniran Barbosa (300 lugares)".


Algumas recicladas

Trabalhamos com alguns materiais que tínhamos por lá e olha o que deu:

Esse era um pote de tempero que ia pro lixo e eu reaproveitei forrando com retalho de tecido. Só precisei de um pouco de cola branca.



Já com essa caixinha de arquivo a Bárbara aprendeu como fazer découpage com guardanapo: 


E, mais uma vez, e com sucesso, as crianças fizeram essas pulseiras ecológicas que eu já havia passado para uma turma em 2009 como comentei aqui:



Adoro reciclar!!!!!!!!





Mais um cachecol ...

... joaninha :)


Trabalhos em E.V.A.

Alguns trabalhinhos que fiz com as crianças usando E.V.A.

Esse é um imã com o rostinho deles onde seguram uma plaquinha com seus nomes, mas que adaptei um bilhetinho para não esquecerem data e hora do passeio que fizemos:







Esse também é um imã de geladeira onde colei no bico um convitinho para um evento que as crianças participaram:


Aqui algumas lixas de unha que foram brindes: